Olá meninas!
Outro dia eu estava reparando em uma coisa. As vezes usamos termos de moda aqui na loja, mas o cliente não têm idéia do que estamos falando. Fica aquela interrogação no ar. Vou contar uma coisinha, quando estamos escolhendo as peças, com todo carinho, pra trazer pra vocês, existe um representante que conta toda a história da coleção, o conceito, os tecidos e as tendências usando esses benditos termos. Bom, a gente acaba se acostumando com eles. E agora me sinto na responsabilidade de passa-los a vocês! rs
Bandage: vestidos e saias feitos a partir de várias tiras costuradas na horizontal, bem justas ao corpo.
Devorê: técnica de estamparia onde uma fibra que compõe o tecido é devorada por um ácido aplicado, deixando um belo efeito de textura.
Filigrana EVA: bordado interno para macacão de lavagem.
Hi-lo: abreviatura para a expressão "high an low", isto é, "alto e baixo". Essa é um conceito de moda que tem como principal característica a mistura de peças sofisticadas a outras mais básicas.
Jacquard: forma de tecer os fios que gera desenhos no tecido. Para diferencia-lo do tecido estampado, olhe do avesso, só no jacquard há o negativo do desenho.
Malha tricô: malha que apresenta tramas mais abertas simulando um tricô. Geralmente é misturada com viscose, o que resulta em uma caimento melhor na peça.
Marmorizado: o nome vem da lavagem química que o jeans recebe, deixando-o com aspecto manchado, preservando partes com a cor original do tecido e outras bel clarinhas, que são as corroídas pelo ácido. O resultado final fica parecido com mármore mesmo.
Ombré: termo em francês que significa "sombra". Na moda, se traduz em peças onde o efeito de cor muda de tonalidade, como um degradê, ou com uma mistura de cores de um único tecido, como o tie-dye.
Origami: criação de formas e figuras através de dobraduras.
Pareo: o termo pareo é originário da Polinésia e significa pano enrolado no quadril.
Botonê: malha com efeito de côco ralado, produzindo com fio do mesmo nome e que tem pequenas bolinhas de fibras enroladas.
Degradê: Efeito que diminui gradualmente a intensidade de uma cor.
Negligé: Camisolas de seda ou cetim bem finas.
Delavé: processo de lavagem estonada com aplicação de clareamento e alvejante químico.
Tie-Dye: estampa artesanal em que uma area do tecido é amarrada e mergulhada em tintas de cores diferentes, criando um tingimento irregular.
Eu sei que parece frescura, mas esses termos servem pra deixar vocês atualizadas e também pra saber prestar atenção na qualidade da peça que você está adquirindo!
Bjos!